Valor VS Portfólio
Salve guriada, tudo certo com vocês?
Antes de saber o valor de uma determinada tatuagem você deve se perguntar: Quanto vale o seu corpo?
Você está preparado para ostentar sua tatuagem ou vai esconder ela por vergonha do que os outros vão dizer? Geralmente as pessoas perguntam se você fez a tattoo no açougue. Ou se no estúdio que você foi não tinha tatuador ou ainda e a mais usada: “fez essa porra na cadeia? “.
Há muitas coisas a se levar em consideração na hora de se fazer a primeira tatuagem, ou a centésima quarta, mas vamos com calma! Primeiro é bom deixar bem claro que fazer uma tatuagem (ou colocar um piercing) é assumir um compromisso com seu corpo. Uma tatuagem bem feita e bem cuidada pode durar em média de 20 a 30 anos antes que precise ser retocada. E mesmo que você não queira retocá-la, ela ainda vai estar lá (isso me lembrou o Julius da série Todo Mundo Odeia o Chris, “Quando estiver no banho, eu vou estar lá. Quando estiver vendo TV, eu vou estar lá”). A tatuagem vai estar no seu corpo e portanto, é você que decide se vai ser a tatuagem que a galera vai olhar e dizer: “UAU!!! QUE FODA!!!!” ou aquela que o vão dizer: “WOW!?! Que porra é essa?”
Então o que fazer por primeiro para ter uma tatuagem “UAU!!!”, é escolher o estilo de tatuagem que mais lhe atrai. Existem vários estilos que podem ser usados para fazer o mesmo desenho: realismo colorido ou preto e cinza, old school, new school, new tradicional, aquarela, black work... enfim!! Você tem que escolher um e essa escolha deve ser sua, porque não é a sua amiga que disse: “- Faz em old school que é bem legal!”, que você vá gostar. E depois não é na pele dele ou dela que vai ficar pro resto da vida, é na sua, então pense bem.
Escolhido o estilo da tatuagem que você quer, é hora de pesquisar tatuadores e analisar os trabalhos deles. Cuidado com as indicações de amigos, às vezes eles só quiseram pagar barato. E nem todo tatuador é um artista. O modo mais prático de se escolher um bom tatuador é analisando o portfólio dele. O portfólio (galeria de imagens) como é chamado, é onde você pode analisar as tatuagens já feitas por um determinado artista, seja online (através do Facebook, Instagram e outros) ou pessoalmente em algum álbum de fotos ou algo assim. Outra coisa que deve ser levada em consideração e isso você deve ter bem claro na sua cabeça é que se um tatuador consegue fazer tal estilo, não significa que TODOS os tatuadores conseguem fazer o mesmo. Muitas pessoas já foram pra convenções procurar algo “mais em conta” e depois tiveram que gastar o dobro ou triplo pra poder consertar a cagada. Convenções de tatuagem não são feiras livres onde você procura pela banana mais barata porque todas as bananas são a mesma coisa. Mesmo porque até bananas tem diferentes tipos e sabores. Tá, chega de bananas e voltemos as tatuagens.
Escolhido o seu tatuador de preferência, colete imagens na internet do que você pretende fazer. Às vezes você pode bater o olho em uma tatuagem e pensar “Caralho que foda! Quero fazer uma igual!”, Não!!!! Você não precisa e não deveria fazer uma igual. Nesse ponto vale comentar que um artista não pinta a mesma tela duas vezes. Ou seja, mesmo que o tatuador faça duas vezes o mesmo trabalho, EXATAMENTE igual eles não vão ficar. Imagina um tatuador que nem fez aquele trabalho a primeira vez, ou pior, um tatuador que nunca fez aquele estilo de tatuagem? Isso é um passo para sua tatuagem deixar de ser “UAU!” para ser “WOW!?!
Decida em qual local do corpo você pretende fazer sua tatuagem e algo bem importante aqui é o tamanho. O tamanho da tattoo não é médio, nem pequeno, nem grande, muito menos sei lá. Pegue uma régua, uma trena, fita métrica qualquer coisa que tenha medidas em centímetros, e meça a altura e largura do espaço onde você deseja sua tattoo. Porque a gente receber cada exemplo de medida que chega a ser engraçado (tiram foto do controle remoto da TV e dizem: "Desse tamanho"... Cara! Como vou saber quantos centímetros o seu controle remoto tem?). Com as MEDIDAS EXATAS e as imagens coletadas do que você gostaria de fazer mais ou menos, entre em contato com o tatuador que escolheu e lhe apresente a sua ideia e as imagens que coletou. Ele pode criar algo novo pra você, assim você terá uma tatuagem exclusiva, só sua no mundo todo. Não é legal?
Agora vem a parte mais dolorida... sim, porque quando me perguntam onde a tatuagem dói mais, sempre respondo: no bolso! Tatuagem não é barata. E tatuagem barata é cara. Ou você paga o valor que o best tatuador pediu e que você escolheu, ou pode pagar mais barato e se arrepender depois e pagar ainda mais caro, pra cobrir ou refazer ela. Galera, tatuagem é luxo, não é uma necessidade básica. Não é um pacote de bolacha (ou seria biscoito?) que você compra, come e acabou, bora pro outro pacote... não! Tatuagem não é um celular que você paga caro e alguém aparece do nada rouba. Tatuagem é para sempre! É o seu corpo! SE VALORIZE! Porque se por acaso se arrepender, só dá pra cobrir a tatuagem ou remover com laser ou no asfalto (Sim, dá pra remover no asfalto, basta você estar de moto e acelerar bem e se jogar com a parte tatuada no chão. Sinceramente não recomendo.) Se por acaso você não tiver o dinheiro todo, você tem a opção de guardar e depois ir fazer a tatuagem com um profissional qualificado. Não faça tatuagem por impulso, ou drogado, ou bêbado ou tudo isso junto, não é legal. Você pode acabar não só ficando com uma tatuagem mal feita, como também comete o mico de vomitar no tatuador (É... já aconteceu.).
Com isso tudo acertado (tamanho, local, desenho e tatuador escolhidos), é só agendar a tatuagem e esperar pela sua tatuagem “UAUUU!!!”. Acredite, é mais legal você fazer tudo isso do que ter que cair no asfalto pra remover.
Abraços! :)